terça-feira, 17 de julho de 2012

Closet Consciente por quê?

A ideia de começar esse registro diário veio do blog 1 Ano sem Zara. Almejo com ele policiar minhas compras e desejos, exercitar minha criatividade com o meu imenso closet e de quebra (ou principalmente) fazer uma poupança.

O nome foi inspirado no mantra que o maridón repetiu durante toda uma viagem a Orlando (isso mesmo, OR-LAN-DO, a meca dos outlets): “Pratique o consumo consciente”.

Mas afinal o q é o bendito do “consumo consciente”?

Na minha visão mais simplista praticar o consumo consciente é literalmente não me perder no closet abarrotado de peças POUCO ou NUNCA usadas. É mais do que meramente comprar menos, é um remédio contra a compra compulsiva; uma severa reflexão sobre quais são as minhas NECESSIDADES REAIS.

Taí, "necessidades reais". Foi nesse ponto em que eu me perdi, quando o meu DESEJO por uma peça (incentivado e impulsionado pelo vício dos blogs de moda) passou a ser NECESSIDADE, o famoso eu tenho q ter isso já, agora, right now. Necessidade essa que me fez extrapolar os limites do meu closet e invadir o espaço do armário e sapateira do marido, que me tornou irresponsável a ponto de extrapolar os meus próprios limites financeiros.

Portanto, a partir de hj espero cumprir com louvor os seguintes princípios do consumo consciente:
  1. Um closet entulhado é a certeza de q vc sempre tem o q vestir. 
  2. Planeje suas compras. Compre menos e melhor. 
  3. Fazer compras não é a maneira correta de aliviar as inseguranças, tristezas e ansiedades. 
  4. Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e tente viver com menos. 
  5. Reutilize muito sua peças. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar. 
  6. Separe o que não te serve, o que não se usa mais. Pratique a reciclagem no seu closet e a caridade, doando as peças não usadas. 
  7. Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações. 
  8. Reflita sobre seus valores. Avalie os princípios que guiam suas escolhas e hábitos de consumo. 
  9. Pesquise bastante antes de efetuar uma compra. 
  10. Permita-se a pequenos luxos. 


Como diria o filósofo Capitão Nascimento “missão dada, é missão cumprida”, e eu vou me esforçar para q a minha seja cumprida com louvor. Quem sabe ao fim da jornada, o consumo consciente se torne um HÁBITO e não apenas como o último mecanismo agora usado para refrear o meu consumo desenfreado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário